Por Erick Schulz
Diretor do Instituto Naradeva Shala
Há milhares de anos, em diversas tradições e culturas, a massagem é utilizada como fonte de cura, saúde e harmonia. Numa rápida passada em qualquer livraria no Brasil encontramos diversos livros especializados em massagem, mais somente nos últimos anos é que a grande maioria da população Brasileira começou a ouvir falar da massagem originaria da Índia ou conhecida como ayurveda (ayurvédica).
Ainda não encontramos material rico sobre o assunto no Brasil, somente material que mais confunde o leitor do que ajuda no entendimento do assunto, e é exatamente isso que eu estarei tentando explicar melhor.
Na Índia a massagem é aplicada como hábito cultural diário, a massagem faz parte inerente da vida, da cultura, desde o nascimento, nos casamentos e antes da morte. É muito comum vermos famílias aplicando massagem nos seus familiares assim como nas ruas, nas calçadas e nos templos, como algo diário e fazendo parte do cotidiano.
A massagem Ayurveda (ayurvédica) é originada na sabedoria milenar da Medicina Tradicional Ayurveda. Medicina originaria e baseada nos milenares livros denominados VEDAS. O ayurveda em sua abordagem terapêutica utiliza diversas possibilidades tais como: "plantas medicinais" (aushada), alimentação (ahara), movimente-se (vyayama), meditação (dhyana), astrologia védica (hindu), aromaterapia (indryachiktsa), gemoterapia (metais e gemas), procedimentos de eliminação de doshas (Pancha Karma) e os Purva Karmas que é onde se encaixa a massagem ayurvédica como um de diversos procedimentos.
Nos dias atuais a grande população das principais nações do mundo, buscam um resgate da harmonia entre corpo e mente, que através de maus hábitos e um estilo nada saudável de vida durante muitos anos acabou se perdendo. O ayurveda e outras formas de medicinais tradicionais orientais trazem exatamente essa harmonia tão procurada pelos "ocidentais". Segundo o ayurveda onde há harmonia existe saúde, onde há desarmonia, existe há doença. A palavra harmonia, neste contexto, refere-se à integração que temos com o meio ambiente (natureza), através de nossos 05 (cinco) sentidos.
“Saúde é um estado de bem-estar físico,
mental e social completo e
não meramente a ausência de doenças”
OMS – Organização Mundial da Saúde
Sem analisar o ser humano por completo, nossa saúde enfraquece e aparecem as doenças/desarmonias. O que infelizmente aconteceu com o decorrer do tempo e de estudos avançados da medicina moderna, é que o individuo é visto em partes e não por completo como no ayurveda e na medicina tradicional chinesa, que analisam o ser humano como ser individual e único.
No ayurveda o homen não só faz parte da natureza como vive em harmonia com ela 24 horas por dia. O ayurveda é baseado na construção do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais chamados em sânscrito como: “Pancha Maha Bhutas” os cinco grandes elementos, que são: espaço, ar, fogo, água e terra. Estes elementos expressam-se no organismo numa forma condensada, gerando três modelos constitutivos básicos que correspondem aos humores biológicos físicos, conhecidos como doshas (código energético original) conhecidos como: vata, pitta e kapha.
Os doshas são os mecanismos que governam o nosso organismo.
A junção dos elementos Espaço (akasha) e Ar (vayu) manifesta-se o Vata Dosha.
O Pitta Dosha é formado a partir dos elementos Fogo (agni) e Água (jala) e
os elementos Terra (pritivi) e Água (jala) resultam no Kapha Dosha.
- Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência. É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de consciência.
- Pitta é o princípio da digestão e da transformação. É responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular e também pela “digestão” de nossos pensamentos e emoções. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao auto-conhecimento. Quem mantém uma boa saúde e vive intelectualmente alerta e em paz com suas emoções se desenvolve e evolui com muito mais facilidade e rapidez. São os efeitos de uma “boa digestão”.
- Kapha é o princípio da lubrificação e da organização. Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, e sim um todo em constante modificação, resultante tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.
A presença de vata, pitta e kapha é que garante nossa existência física. Sem vata, por exemplo, não existiria o movimento. E até mesmo uma pessoa paralisada e em estado de coma precisa ter o movimento do sangue, do oxigênio e de secreções para continuar viva. Sem pitta não haveria digestão e todos passariam fome. Sem kapha não haveria lubrificação e nossos braços, pernas e corpos não se moveriam. Vata, pitta e kapha são os chamados doshas, que contêm a chave para o equilíbrio.
Trecho retirado do livro “Se o meu médico diz que estou bem ... Por que me sinto tão mal?
Editora Butterfly
Livro com revisão técnica de Erick Schulz
Quando em harmonia, os doshas desempenham diferentes funções no organismo e mantém sempre com saúde. Os doshas podem se encontrar em desarmonias por diversos fatores e sendo assim causar o aumento ou diminuição dessa energia no organismo, causando assim alterações patológicas no corpo físico que contribuem para o surgimento de doenças (roga). Todos os três doshas estão presentes no ser humano, em diferentes quantidades. É no momento da concepção que as diferentes constituições das percentagens relativas entre vata, pitta e kapha são determinadas em nosso organismo além de influências externas.
Em nosso dia a dia podemos observar muito bem como isso tudo funciona, por exemplo, uma pessoa com excesso do vata dosha sofre emagrecimento, debilidade, tem aversão a frio, tremores, alterações no sistema nervoso, tonteira, formação de gases, mente avoada, intestino preso e seco, pele seca, cabelo quebradiço, secura no organismo e reumatismo.
Já uma pessoa com desarmonia no pitta dosha apresenta olhos e pele amareladas, problemas de pele, fome em excesso, a sede aumenta, febre, intestino solto, calor corporal em excesso, inflamações, azia e queimação, irritabilidade e stress.
Kapha dosha em excesso gera digestão lenta (não confundir com a digestão normal do kapha que já é um pouco mais lenta que o normal), tosse com formação de mucosidade nos pulmões, sonolência, obesidade e preguiça.
(os exemplos citados a cima são somente para demonstrar como é um dosha em desarmonia. Uma pessoa com desarmonia em qualquer um dos doshas poderá encontrar semelhança em qualquer um dos exemplos, por isso sempre pedimos que procure um profissional qualificado)
A massagem ayurveda (ayurvédica) pode ser aplicada em qualquer pessoa, portanto que seja definido anteriormente o biótipo (dosha) da pessoa que irá receber o procedimento, para o caminhar tranqüilo do atendimento o profissional deve estar informado a respeito do estado de saúde real do seu cliente, para que assim possa estar realizando um trabalho harmonioso e alcançar os resultados adequados.
De acordo com os ensinamentos ayurvédicos a massagem é recomendada como prática diária, assim como comer e dormir, fazendo parte de nossa rotina diária. A massagem equilibra o corpo e a mente, atuando nos níveis físico e psíquico.
O hábito regular da massagem vitaliza o sistema circulatório, aumentando a circulação dos fluídos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover toxinas, melhora a pele, músculos e nervos, oxigena as células, auxiliando corpo e mente a obter e manter equilíbrio e saúde. Promove uma respiração mais profunda, atua no sistema linfático, sanguíneo e nervoso, estimula o intestino sendo excelente para prisão de ventre é anti radicais livres, melhora o apetite e ajuda o sono profundo.
O sistema linfático aumenta a circulação em até seis vezes após a massagem. Importantes enzimas que compõem a linfa, como a histaminase (enzima que inativa a histamina por desaminação oxidativa), e neurotransmissores, como a serotonina, fundamentais para o relaxamento muscular e nervoso, são liberadas em profusão durante a massagem.
A obstrução do fluxo de prana (energia vital) no organismo são as causadoras da maioria das dores pela visão do ayurveda. A fricção que é causada durante a massagem, gera calor no organismo e automaticamente a desobstrução destes canais e existe assim a liberação do fluxo, aliviando dores, tensões e um melhor fluxo energético no organismo.
A medicina tradicional ayurveda deixa bem claro que a massagem ainda nutre o organismo, ajuda em problemas mentais e emocionais, rejuvenesce, revigora e revitaliza e melhorando a líbido.
Existem poucas contra indicações para a massagem, mais todas sempre precisam ser muito bem observadas, como por exemplo o excesso de ama (toxina) no organismo é algo que sempre precisa tomar cuidado. Alguns outros exemplos de contra-indicações da massagem ayurveda: febres, resfriado, constipação. Outros fatores devem ser observados como a diabete, pressão sanguínea, problemas de pele, osteoporose entre outros.
Todo o texto é criado no formato de dicas e informações de estudos. Toda e qualquer informação para uso pessoal, é preciso ser avaliado estudado por um/a profissional ayurvédico qualificado.
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Erick Schulz
Escritor, terapeuta, professor e consultor de ayurveda. Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP. Diretor e Co-fundador da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).
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